Maria Margarida Pacheco Matias de Lima
Nasceu no dia 1/12/1949.
Estudou no Liceu Nacional da Guarda onde fez o Curso complementar dos Liceus.
De 5/05/1974 a 31/12/1977 trabalhou na Direcção Geral da Aeronáutica Civil, na área da Gestão Aeroportuária.
De 01/01/1978 a 31/1/2016 foi colaboradora na ANA – Aeroportos e Navegação Aérea, na área da Gestão Aeroportuária, onde desempenhou diversos cargos/funções de que se salientam: 3ª oficial de 5/5/1974 a 31/12/1977; Operadora de Computador de 1/1/1978 a 20/11/1979; Responsável pelo Centro de Tratamento de Dados de 21/11/1979 a 6/9/1993; Chefe de Departamento de 7/9/1993 a 10/9/2000; idem no período de 11/9/2000 a 26/5/2003; Técnica Informática III de 27/5/2003 a 31/1/2016.
A actividade que desenvolveu na Empresa cobriu diversas áreas de intervenção, de que se relevam as relativas: à Gestão e Segurança da Informação da Direcção, sua integração e integridade nos Sistemas Informáticos, pugnar pela qualidade da mesma e sua disponibilidade atempada; à Contabilidade (processamento de vencimentos e facturação); à Preparação e Elaboração dos Orçamentos da Direcção (dos planos de investimento e de exploração), carregamento da informação em sistema e seu controlo trimestral e apoio às outras Direcções da Empresa neste domínio; à gestão da Formação; à gestão das Bases de Dados e à adopção e geração dos melhores indicadores para controlo da informação; à supervisão e manutenção dos equipamentos informáticos e desenvolvimento de interfaces comunicacionais entre os diversos sistemas de informação e o SAP; à aquisição das soluções destinadas à renovação e actualização do parque informático e dos sistemas de informação.
Frequentou, ao longo do seu percurso profissional, diversas acções de Formação tendo em vista um melhor desempenho das suas funções/competências de que se sublinham:
- De 1984 a 1998 – Planeamento e Controlo de Projectos Informáticos; Gestão por Objectivos; Gestão de Sistemas e Rede I; Unix Utilização; Atendimento e Imagem de Qualidade nas Organizações; Valores, cultura e clima Organizacional.
- De 2001 a 2009 – Curso básico de Chefias; Liderança de Equipas; Introdução à Gestão de Aeroportos – Módulo Aeroporto como Negócio; Introdução à Gestão de Aeroportos – Módulo Regulamentação do transporte Aéreo; Business Object – Módulo user; Power Point; Excel Iniciação e Avançado; Service desk; Plano de Continuidade de Negócio; EPM – Reporting de Horas; SAP/MM; Ética Empresarial; Programa e Encontro Arestas Vencedoras; Inteligência Emocional; Alcool e Drogas em Meio Laboral.
É voluntária no SDL e foi nomeada Tesoureira da Direcção para o quadriénio Abril 2017 / Abril 2012.