FESTA DE NOSSA SENHORA DA FONTE
No domingo, 2 de Outubro, teve esta Festa lugar, como estava programado, sendo o seu tema geral “Acolher o Outro na diferença”.
Foi um dia feliz. As crianças do nosso Centro Verdine, com o Mestre à frente, marcharam logo de manhã bem animadas, fazendo ressoar os bombos por todas as ruas da Freguesia. Entretanto, já muita gente se juntava no Largo da Igreja Paroquial, orando junto à imagem de Nossa Senhora, que ali estava no andor.
Organizadas as crianças, caminharam a espaços segurando os painéis com quatro dísticos bem visíveis. Seguia-se uma menina vestida de Nossa Senhora da Fonte, com a sua bilha e que levava o Menino pela mão, sendo que dela partiam cinco fitas – branca, amarela, verde, vermelha e azul, indo cada uma ligar-se a uma criança que levava nas mãos o nome do respectivo continente.
A imagem ia depois, levada em ombros, seguida por todos os participantes até ao local, no Bairro da Quinta da Fonte, onde teve lugar a Missa Campal, muito festiva nos seus cânticos em diversas línguas.
Terminada a cerimónia, chegou a hora do almoço, com sete pratos à escolha: dobrada com feijão (Portugal), borrego de casamento (cigano), cachupa rica (caboverdeano), mancarra com citi (guineense), calulú de galinha (santomense) moamba de galinha (angolano). As crianças tiveram direito a um prato especial: esparguete à bolonhesa.
A tarde foi preenchida com atracções variadas, em que as crianças brilharam com muitos números de dança, tendo igualmente participado, juntamente com os adultos, na apresentação do grupo de Capoeira, Alto Astral.
De salientar ainda o gosto que nos deram os grupos convidados, como a “Fun Dance”, da Portela, o de concertinas, “Os Desafinados” e o Juvino Varela com o seu grupo.
Assim, rapidamente as 18 horas nos surpreenderam, ficando já o desejo de que a Festa e o convívio amigável se repitam no próximo ano.